O que é AEE?
Segundo a Política Nacional de Educação Especial, na Perspectiva Inclusiva SEESP/MEC (2008)
O Atendimento Educacional Especializado
É um serviço da educação especial que [...] identifica, elabora, e organiza recursos pedagógicos e de acessibilidade, que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos, considerando suas necessidades específicas (SEESP/MEC, 2008). O AEE complementa e/ou suplementa a formação do aluno, visando a sua autonomia na escola e fora dela, constituindo oferta obrigatória pelos sistemas de ensino. O AEE não se confunde com reforço escolar. Esse atendimento tem funções próprias do ensino especial, as quais não se destinam a substituir o ensino comum e nem mesmo a fazer adaptações aos currículos, às avaliações de desempenho e outros.
Os
alunos atendido no AEE são alunos com deficiência, aqueles com
impedimentos de longo prazo de natureza física, intelectual ou
sensorial que podem ter obstruída/dificultada sua participação plena e
efetiva na sociedade diante de barreiras que esta lhes impõem, ao
interagirem em igualdade de condições com as demais pessoas (ONU,
2006). Alunos com transtornos globais do desenvolvimento, aqueles que
apresentam um quadro de alterações no desenvolvimento psicomotor,
comprometimento nas relações sociais, na comunicação ou esteriotipias
motoras. Incluem-se nessa definição alunos com autismo clássico,
síndrome de Asperger, síndrome de Rett, transtorno degenerativo da
infância (psicose infantil) e transtornos invasivos sem outra
especificação (MEC/SEESP, 2008). Alunos com altas
habilidades/superdotação: estes alunos devem ter a oportunidade de
participar de atividades de enriquecimento curricular desenvolvidas no
âmbito de suas escolas em interface com as instituições de ensino
superior, institutos voltados ao desenvolvimento e promoção da pesquisa, das artes, dos esportes, entre outros.
O
AEE apóia o desenvolvimento do aluno com deficiência, transtornos
globais do desenvolvimento e altas
habilidades/superdotação;disponibiliza o ensino de linguagens e de
códigos específicos de comunicação e sinalização; oferece Tecnologia
Assistiva - TA; faz adequações e produz materiais didáticos e
pedagógicos, tendo em vista as necessidades específicas dos alunos;
oportuniza o enriquecimento curricular (para alunos com altas
habilidades/superdotação).
O AEE deve se articular com a proposta da escola comum, embora suas
atividades se diferenciem das realizadas em salas de aula de ensino
comum.
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O plano deverá ser avaliado em um caderno ou ficha
de acompanhamento com os registros das atividades realizadas, como também seu
uso e recurso em sala de aula, no AEE e no ambiente familiar.
Objeto de aprendizagem (OA) é uma unidade de instrução/ensino reutilizável.
Endereços de repositórios de objetos de aprendizagem:
http://www.tuxpaint.org/
http://www.nied.unicamp.unicamp.br/pt-hagaque/
http://gcompris.net/
Referências:
http://www.microsoft.com/brasil/educacao/parceiro/objeto_texto.mspx#EVB
http://pt.wikipedia.org/wiki/Objeto_de_aprendizagem
http://informaticaeeducacaoblog.blogspot.com.br/2008/05/objetos-de-aprendizagem.html
AEE NA EEF DOM VICENTE
Na Escola de
Ensino Fundamental Dom Vicente, a sala de AEE, atende a 14 alunos com
deficiência, com o objetivo de identificar, elaborar e organizar
recursos pedagógicos e de acessibilidade, que eliminem barreiras para a
plena participação dos alunos, considerando suas necessidades
especificas.
Como professora
do AEE, procuro atuar sobre as peculiaridades dos alunos atendidos na
SRM, provendo recursos, meios, equipamentos linguagens e conhecimentos
que os apoiam no acesso e participação no ensino comum. Pesquiso, estudo
cada um dos alunos que me é encaminhado.
O AEE desafia a capacidade do professor especializado encontrar saídas, para tanto reúne dados coletados dos professores e demais membros da comunidade escolar.
Na EEF Dom Vicente a inclusão propõe uma pedagogia e uma escola das diferenças, partindo sempre a Política de Educação
Especial, nessa perspectiva, é um passo decisivo para que consigamos
chegar à escola que tanto queremos. Vamos em frente, que as resistências
cederão às evidências.
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Léa Fagundes é psicóloga, pedagoga, professora há mais de 60 anos e
pioneira no uso da informática educacional no Brasil. Entusiasta dos
softwares livres, Léa é fundadora e coordenadora de pesquisas do
Laboratório de Estudos Cognitivos da UFRGS e, desde 1994, integra o
Comitê Assessor em Informática e Educação do Ministério da Educação. Já
foi premiada pela UNESCO por sua produção nas áreas de Informação e
Comunicação e também já coordenou projetos envolvendo sistemas
educacionais em grande escala, incluindo o programa Um Computador por
Aluno.
O programa mostra a Política Nacional de Educação Especial na
Perspectiva da Educação Inclusiva com entrevistas de Maria Teresa
Mantoan, da Faculdade de Educação -- Unicamp; Marcos Mazzota, da
Faculdade de Educação -- USP; e Ulisses Araújo, da Escola de Artes,
Ciências e Humanidades -- USP. Faz parte do Eixo Articulador --
Educação Inclusiva do Curso de Pedagogia Unesp/Univesp.
COMO ESTRELAS NA TERRA TODA CRIANÇA É ESPECIAL.
Atividades Pedagógicas
PLANO DE AEE PARA ALUNO COM DEFICIÊNCIA FISICA
Plano de AEE
Objetivos do plano:
Possibilitar e
ampliar a participação do aluno nos desafios educacionais, bem
como garantir com autonomia a permanência e a participação do mesmo na
escola.
Organização do
atendimento:
- Período de atendimento: fevereiro a dezembro
- Frequência : 2X por semana
- Tempo de atendimento: 45 min
- Composição do atendimento: Individual
Atividades a serem
desenvolvidas no atendimento ao aluno:
- Atividades com software para comunicação alternativa com símbolos gráficos;
- Dominó das cores, feito em madeira, cada peça possui duas cores, facilitando a nomeação de cada uma, a discriminação visual e a correspondência um a um;
- Dominó de quantidades, em relevo, auxilia na discriminação visual das quantidades;
- Dominó de figuras geométricas permite a discriminação visual e tátil das figuras, pode ser manuseado sob a carteira ou na posição em pé, permitindo movimentos de flexão e extensão de braços;
- Dominó de texturas permite o desenvolvimento da discriminação visual de padrões e discriminação tátil, requisitos importantes para alunos que tenham alterações sensoriais. Pode ser utilizado para viabilizar a alfabetização, que exige discriminação apurada de símbolos na forma gráfica;
- Dominó de quantidades e numerais em relevo permite o desenvolvimento da discriminação visual e discriminação tátil. Auxilia no desenvolvimento da relação entre quantidade e numeral;
- Dominó temático permite o desenvolvimento da discriminação visual, auxilia o professor a trabalhar com temas desenvolvidos em aula;
- Quebra cabeça de cubos permite trabalhar com a percepção visual e discriminação de figuras (parte/todo). Cada parte do cubo apresenta uma figura, sendo possível montar 6 desenhos diferentes;
- Caixa de estimulo auxilia no ensino de cores, na aquisição de conceitos como dentro e fora, abrir e fechar, tirar e colocar. Auxilia, também, no treino da coordenação viso-motora. Pode ser utilizado na posição sobre a carteira ou na posição em pé;
- Jogo de adivinhação permite trabalhar com percepção tátil sinestésica, discriminação e identificação de formas e texturas;
- Jogo da memória auxilia o desenvolvimento da memória visual, a forma de cada peça possibilita ao aluno manuseá-la com pinça lateral, com pinça em dois ou mais dedos ou mesmo utilizar ambas as mãos para empurrar e virar as peças;
- Quebra cabeça imantado auxilia na discriminação de figuras parte/todo;
- Pés e mãos de borracha auxiliam na discriminação de distâncias entre um passo e outro e possibilita treinar a posição de engatinhar. Facilita ao aluno trabalhar com o próprio corpo, e adquirir noções de espaço e tempo;
- Tangram imantado visa desenvolver o raciocínio lógico e a discriminação de formas e cores, dentre outras;
- Jogos dos numerais auxilia a identificação de numerais e de quantidade, o manuseio das peças permite a estimulação da coordenação motora;
- Ábaco de argolas auxilia na compreensão do sistema de unidades, na aquisição da noção de cores e permite trabalhar com movimentos de flexão e extensão de membros superiores;
- Correspondência um a um permite relacionar o numeral com a quantidade;
- Régua de madeira adaptada;
- Multiplicação em pizza permite demonstrar a multiplicação entre números apenas trocando o multiplicador central. Assim, possibilita montar operações sem que seja necessário ao aluno armá-las e copiá-las em papel;
- Separador para material dourado auxilia na separação do material dourado. Os Compartimentos facilitam uma melhor visualização das unidades, dezenas e centenas, melhorando a concentração do aluno na atividade de matemática;
- Correspondência facilita trabalhar conteúdos de matemática principalmente conceitos como mais/menos, igual/maior/menor que são base para a aquisição de outros conhecimentos;
- Pescaria trabalha a sensibilidade sinestésica e a coordenação viso-motora. Cria a oportunidade para participação em brincadeiras, em gincanas, auxilia em movimentos de extensão e flexão de membros superiores. As ilustrações e os nomes escritos nos peixes podem ser utilizados para a leitura;
- Livro de texturas trabalha a sensibilidade tátil e sinestésica, a discriminação de cores e texturas. A cada página o aluno encontra uma nova história com texto e ilustração. Na ilustração, os materiais utilizados permitem ao aluno vivenciar várias sensações táteis, o que serve como estímulo para manusear o livro;
- Alfabeto móvel permite ao aluno executar exercícios de Alfabetização;
- Bingo de palavras e letras leva o aluno a reconhecer e memorizar as letras do alfabeto e as famílias silábicas. Favorece o treino de atenção. É utilizado como alternativa para escrita quando o objetivo é a fixação de símbolos gráficos;
- Jogo de inversão e rotação facilita a discriminação de relações espaciais. O jogo facilita o reconhecimento das letras, tais como “p” por “q” ou “b” por “d”. Também Pode ser utilizado para alunos que fazem a rotação de letras como, por exemplo, “b” por “q” ou “d” por “p”.
Seleção de materiais a
serem produzidos para o aluno.
- Dominó de texturas;
- Jogos dos numerais;
- Jogo de multiplicação em pizza;
- Jogo de correspondência;
- Jogo de pescaria;
- Livro de texturas;
- Jogo de inversão e rotação.
Adequações de
materiais:
- Dominó das cores, feito em madeira;
- Dominó de quantidades, em relevo;
- Dominó de figuras;
- Dominó de quantidades e numerais em relevo;
- Dominó temático;
- Quebra cabeça de cubos;
- Caixa de estimulo;
- Jogo de adivinhação;
- Jogo da memória;
- Quebra cabeça imantado;
- Tangram imantado;
- Separador para material dourado;
- Alfabeto móvel.
Tipos de parcerias necessárias para aprimoramento do
atendimento e da produção de materiais:
Profissionais da área de
saúde como fonoaudiólogo, neurologista, psicólogo, fisioterapeuta, terapeuta
ocupacional, ortopedista, que poderão ser solicitados a atuar na avaliação
oftalmológica para verificação de acuidade visual, prescrição de lentes e
lupas; na avaliação fonoaudiológica de audição e linguagem; na avaliação da
condição motora para especificação de recursos como órteses, próteses, recursos
de mobilidade, entre outros, além de contribuírem com informações,
conhecimentos e experiências que venham subsidiar e qualificar o atendimento do
aluno.
Profissionais da
escola que receberão orientação do professor de AEE sobre serviços e recursos
oferecidos ao aluno:
- Professor de sala de aula;
- Professor da Educação Física;
- Colegas de turma;
- Diretor escolar;
- Equipe pedagógica;
Avaliação dos resultados:
As avaliações ocorrerão em parceria
com a família, a professora da sala de aula comum, psicopedagoga partindo de
observações do ritmo do aluno registrando essas observações na ficha de
acompanhamento individual do aluno, bem como avaliando a execução do plano
analisando mudanças no desempenho escolar.
PLANO DE AEE PARA ALUNO COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA
Plano de
AEE
Objetivo
do plano:
Promover o desenvolvimento da língua de sinais -
LIBRAS e o ensino da Língua Portuguesa escrita.
Organização
do Atendimento:
Período de atendimento: Durante todo o ano letivo
Frequência: 02 vezes por semana
Tempo de atendimento: 50 minutos
Composição do atendimento: Individual e coletivo
Atividades
a serem desenvolvidas no atendimento ao aluno:
- Teatro;
- Jogos;
- Exposição de trabalhos;
- Recorte e colagem;
- Atividades lúdicas em Libras (caça-palavras, caça-sinais, liga-pontos e cores).
Seleção
de materiais a serem produzidos para o aluno.
- Apostila com atividades em libras;
- Brinquedos e jogos educativos;
- Material artístico das áreas de Teatro, Música, Dança e Artes Plásticas;
- Espelhos; livros de contos e histórias em geral;
- Aparelhamentos de som, vídeo, filmagens e fotografia;
- Alfabeto móvel em Libras;
- Painel de gravuras.
Adequações
de materiais:
- Alfabeto em LIBRAS;
- Caderno com gravuras em Libras e legenda em Português;
- Computador com instalação de software em Libras.
Tipos de
parcerias necessárias para aprimoramento do atendimento e da produção de
materiais:
- Psicólogo;
- Psicopedagogo;
- Fonoaudiólogo;
- Interprete.
Profissionais
da escola que receberão orientação do professor de AEE sobre serviços e
recursos oferecidos ao aluno:
- Professor de sala de aula;
- Professor da Educação Física;
- Colegas de turma;
- Diretor escolar;
- Equipe pedagógica;
- Família.
Avaliação
dos resultados:
I FECART - ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL DOM VICENTE DE PAULA ARAÚJO MATOS
Participação da aluna do AEE Juliana do 4º ano "B" com a interpretação da música Xote das Meninas em LIBRAS.
Dança da fita
Personagens folclóricos
Xote das meninas em LIBRAS
Religiosidade popular - Procissão
Dança da peneira
Benzedeira
Brinquedos populares
Equipe forte
Marlene
Brasil, apoio administrativo, Rosangela Almeida, professora da SRM,
Claudia Denise, psicopedagoga e Rosana Vieira, interprete de LIBRAS
PALESTRA COM O PROFESSOR DE LIBRAS
ALEX CASSIMIRO - SURDO
Alunos do 4º e 5º ano interagindo com o professor surdo Alex Cassimiro
26 DE SETEMBRO DIA DO SURDO
PASSEATA COMEMORATIVA
AUDIODESCRIÇÃO
O recurso consiste na descrição clara e objetiva de todas as informações que compreendemos visualmente e que não estão contidas nos diálogos, como, por exemplo, expressões faciais e corporais que comuniquem algo, informações sobre o ambiente, figurinos, efeitos especiais, mudanças de tempo e espaço, além da leitura de créditos, títulos e qualquer informação escrita na tela.
A audiodescrição permite que o usuário receba a informação contida na imagem ao mesmo tempo em que esta aparece, possibilitando que a pessoa desfrute integralmente da obra, seguindo a trama e captando a subjetividade da narrativa, da mesma forma que alguém que enxerga.
As descrições acontecem nos espaços entre os diálogos e nas pausas entre as informações sonoras do filme ou espetáculo, nunca se sobrepondo ao conteúdo sonoro relevante, de forma que a informação audiodescrita se harmoniza com os sons do filme.
audiodescrição.com.br
laboretoreproduccoes.com.br
Links interessantes sobre Tecnologia
Assistiva
- Entre amigos - Tecnologias Assistivas - http://www.entreamigos.com.br Apresenta links de instituições para o atendimento a diferentes deficiências.
-
CLIK Tecnologia Assistiva – http://www.clik.com.br
A Clik produz e distribui no Brasil alguns dos novos recursos tecnológicos para comunicação, educação e acessibilidade, além de livros e publicações na área do desenvolvimento infantil.
- Acessibilidade.net - http://www.acessibilidade.net
Este site destina-se a todos os que desejam facilitar o acesso ao computador, ao software e à Internet a pessoas com deficiência , através de tecnologias de acesso e técnicas de concepção de software e de conteúdos web acessíveis .
- Software Educativo: http://www.acessibilidade.net/at/kit2004/educativo.htm
- Comunicação - http://www.acessibilidade.net/at/kit2004/comunicacao.htm
- Acesso ao computador: http://www.acessibilidade.net/at/kit2004/computador.htm
- Defesa dos direitos dos cidadãos com necessidades especiais passa à história - http://www.acessibilidade.net/historia/aesf.php
- Entrevistas de pessoas com necessidades educacionais especiais que utilizam tecnologias assistivas - confira: http://www.acessibilidade.net/microsoft/michael_sami.htm http://www.acessibilidade.net/microsoft/krista_sami.htm
-
Braille Fácil (instalação e programa) (1,26 Mb)
-
DosVox e MiniVox (instalação e programa) (30 Mb)
-
LentePro (instalação e programa) (250 Kb)
-
Simulador de Teclado (programa) (42 Kb)
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OBJETOS DE APRENDIZAGEM (OA)
De acordo com o Learning Objects Metadata Workgroup, objetos de aprendizagem (Learning Objects) podem ser definidos por "qualquer entidade, digital ou não digital, que possa ser utilizada, reutilizada ou referenciada durante o aprendizado suportado por tecnologias".
Um objeto de aprendizagem pode ser usado em diferentes contextos e em diferentes ambientes virtuais de aprendizagem, para atender a esta característica, cada objeto tem sua parte visual, que interage com o aprendiz separada dos dados sobre o conteúdo e os dados instrucionais do mesmo. A principal características dos objetos de aprendizagem é sua reusabilidade, que é posta em prática através de repositórios, que armazenam os objetos logicamente, permitindo serem localizados a partir da busca por temas, por nível de dificuldade, por autor ou por relação com outros objetos. Um exemplo desse tipo de repositório é o Portal do Professor, mantido pelo Ministério da Educação do governo brasileiro.
Para que um objeto de aprendizagem possa ser recuperado e reutilizado, é preciso que esse objeto seja devidamente indexado (preenchimento dos metadados) e armazenado em um repositório. Contudo o preenchimento de metadados ainda é o gargalo no desenvolvimento dos OAs e um fator desestimulante de sua criação. Isto porque a indexação é um processo muito trabalhoso e que demanda muito tempo. Além disso, muitos criadores de OAs e indexadores têm dúvidas sobre com que valores preencher os metadados ou há interpretações diferentes sobre os valores a serem fornecidos. Os resultados são metadados incompletos, com valores ambíguos ou semanticamente inconsistentes, o que acaba por prejudicar a recuperação e, consequentemente, a reutilização dos OAs.
O objeto de aprendizagem pode ser dividido em três partes distintas: O objetivo, em que o aprendiz busca as informações a respeito do campo em que o seu objeto de aprendizagem vai intervir; o conteúdo institucional, no qual serão previstas as ferramentas de criação de um objeto de aprendizagem; a prática, ou feedback, que é quando o aprendiz irá fazer os testes necessários no objeto de aprendizagem para verificar se o objeto supriu as expectativas propostas na primeira parte do projeto. Caso isso ocorra, o aprendiz poderá voltar ao seu objeto e atualizá-lo sempre que precisar.
Os objetos de aprendizagem são recursos excelentes para se trabalhar com todas as crianças, favorecem o desenvolvimento de habilidades, melhoram a concentração e contribuem para a aquisição de conteúdos, entre outros.
Endereços de repositórios de objetos de aprendizagem:
http://www.tuxpaint.org/
http://www.nied.unicamp.unicamp.br/pt-hagaque/
http://gcompris.net/
Referências:
http://www.microsoft.com/brasil/educacao/parceiro/objeto_texto.mspx#EVB
http://pt.wikipedia.org/wiki/Objeto_de_aprendizagem
http://informaticaeeducacaoblog.blogspot.com.br/2008/05/objetos-de-aprendizagem.html
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